Mesmo em meio à pandemia de coronavírus, o mercado de construção civil mostrou alta nas vendas, apresentando um crescimento de 38% no primeiro trimestre de 2021, segundo a Visa Consulting & Analytics. Em adição a este crescimento, as vendas de materiais de construção online apresentaram um aumento de 74% em 2021, quando comparadas ao ano anterior.
De acordo com a pesquisa, o valor das compras realizadas em lojas do segmento de construção civil cresceu 50%, com um aumento de ticket de 7%. Como um destaque em crescimento, a região sudeste apresentou um aumento de 51,33% em todas as transações realizadas no setor no Brasil.
Conforme afirmado por especialistas, é indispensável que os comerciantes se preocupem em marcar presença no mercado digital. Isso permite que, além de escolher comprar na loja física, os consumidores possam ter a opção de escolher seus produtos pelo celular ou computador e, ainda, optar por receber em casa ou retirar na loja. Isso ainda permite que o consumidor escolha por onde gostaria de comprar material de construção.
Neste conteúdo, trouxemos diversos dados e informações interessantes relacionadas ao aumento das vendas online de uma forma geral, as regiões que costumam comprar mais e uma forma muito mais fácil do seu negócio marcar presença no digital. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!
Pandemia x lojas online: vendas apresentam 57,4% de alta
Segundo uma pesquisa realizada com base em dados de compra em e-commerces no primeiro trimestre de 2021, houve um aumento de 57,4% nas vendas online em comparação ao mesmo período do ano anterior. De acordo com as informações disponibilizadas pela Neotrust, foram realizadas 78,5 milhões de compras em lojas virtuais.
A quantidade de vendas totalizadas no primeiro trimestre do ano renderam um faturamento de R$ 35,2 bilhões para e-commerces de todo o Brasil. Segundo afirmado por especialistas, dentre os principais motivos para o crescimento, estão: a nova variante da Covid-19, com a segunda onda de contaminação; e as promoções realizadas nos três primeiros meses do ano.
Em complemento a isso, segundo os dados da Receita Federal, analisados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o e-commerce brasileiro deve fechar 2021 com faturamento de R$ 304 bilhões.
A pesquisa aponta que os brasileiros compraram mais pela internet durante o período de pandemia e, mesmo com a diminuição dos casos de Covid-19, o hábito de compras online tende a se manter em alta.
Lojas físicas e online estão cada vez mais próximas
Segundo informações disponibilizadas pelo portal E-commerce Brasil, ao contrário do que se previa, mesmo durante o período de pandemia, houve um aumento na abertura de lojas físicas e, na contramão do que foi visto há um tempo, muitas lojas virtuais optaram por investir em espaços físicos – marcando presença nos dois ambientes.
De acordo com o afirmado pelo portal, alguns estudos afirmam que os clientes que compram tanto online quanto em lojas físicas tendem a gastar mais. Isso quando comparamos às compras realizadas por pessoas que compram por meio de uma plataforma só. Portanto, comprovam-se as vantagens de se manter presente tanto no ambiente virtual quanto físico.
Regiões destaque em compras online
A região Sudeste do país se destaca no volume de compras online registradas no quarto trimestre de 2020. Segundo pesquisas, durante o ano, a região representou 63% dos pedidos feitos online no país. Contudo, as outras regiões do país também apresentaram aumento no período.
O Nordeste, por exemplo, passou a representar 14,6% das compras entre outubro e dezembro de 2020. Enquanto isso, a região Sul representa 14,1% das compras. A região Centro-Oeste representa 6,2%. E a região Norte conta com 2,1% das vendas.
Aumente suas vendas ao ofertar seus produtos online
Atualmente, ficar parado e esperar que os clientes venham até a sua loja não é mais uma opção viável. O consumidor atual busca a possibilidade de comparar os preços e, devido a toda velocidade e praticidade da internet, gosta de ter todos os seus produtos à disposição para comprar de qualquer lugar. Isso não é diferente quando o assunto é construção civil.
Além disso, um ponto muito importante que comprova as vantagens de ter os seus produtos online é a disponibilidade. Na sua loja física, por exemplo, o consumidor tem um limite de tempo para realizar as compras, tirar as dúvidas e selecionar os produtos que precisa – ao ter seus produtos aliados a um marketplace de construção civil, isso deixa de ser problema.
Como vender produtos online sem ter uma loja virtual?
Para ter seus produtos disponíveis online, basta você ter acesso ao marketplace de construção civil certo. Na Obrazul, por exemplo, você pode vender todos os seus produtos por meio do nosso site, sem se preocupar com os custos de manutenção e criação da própria loja online.
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