O rejunte é um elemento muito importante para o visual de uma casa. Material feito para preencher as juntas entre os azulejos, o rejunte é uma argamassa que proporciona uma estética mais agradável e bonita ao ambiente. Além disso, também possui função impermeabilizante, ou seja, protege a peça e promove a vedação da mesma, mitigando o risco de descolamento, rachaduras, mofo e penetração de água. E, hoje, falaremos mais sobre tudo o que você precisa saber sobre o rejunte.
Sendo uma massa homogênea, o rejunte é o resultado da mistura de: minerais, cimentos, polímeros e alguns aditivos que, quando misturados com água, se transformam nessa massa maleável. Hoje, no mercado, é possível encontrar diversas opções de cores, níveis de impermeabilidade, aplicações e propriedades, ficando a critério da pessoa escolher o melhor para aquele ambiente.
Quais são os tipos de rejuntes?
No mercado, encontramos três tipos de rejunte e, agora, vamos entender um pouco mais sobre cada um deles.
Acrílico: ideal para ser usado em cerâmicas, mármores, porcelanatos e granitos, ele é impermeável e muito fácil de manusear. É feito de resina acrílica e tem uma textura bem fina;
Epóxi: com um alto poder de impermeabilização, esse rejunte é feito de resina e possui um acabamento mais sofisticado e, também, um valor superior;
Cimentício: esse rejunte tem acabamento mais grosso, áspero e rústico. É feito de cimento e alguns outros aditivos, como, areia, pigmento e polímero.
Qual utilizar em cada área?
Se você vai começar a sua reforma e ainda não sabe o tipo de rejunte para os cômodos, nós vamos te ajudar.
Para as áreas internas da casa e que não possuem contato com água, o ideal é o rejunte cimentício. Essas áreas são: quarto, sala, corredor, closet e escritório.
Para áreas muito molhadas e externas, como: banheiro, piscina, sacada e área de lazer em geral, a melhor opção é o epóxi.
E para áreas que possuem pouco contato com a água, como lavanderia, garagem e cozinha, por exemplo, o rejunte acrílico atende perfeitamente.
Como escolher o melhor rejunte para casa?
Escolher o rejunte certo pode ser uma tarefa difícil. Mas depois dessas dicas, com certeza, você terá um pouco mais de clareza na hora de fazer essa escolha.
A princípio, é preciso levar algumas coisas em consideração, como:
- Local de aplicação;
- Cor;
- Material;
- Tamanho das juntas;
- Região da casa/apartamento;
- Acabamento.
Como aplicar o rejunte?
Para começar a aplicar o rejunte é preciso, primeiro, saber a quantidade correta que será utilizada. E a conta consiste em calcular a largura das juntas em milímetros e o tamanho do seu piso em centímetros. Atualmente, existem simuladores que facilitam essa conta ou, caso você contrate alguém, pode pedir ajuda ao prestador de serviço.
Depois, basta aplicar o produto com uma espátula e pressionar para ficar no mesmo nível do piso. Após a aplicação, basta esperar! É importante saber o tempo de secagem de cada produto, que varia de acordo com sua composição.
Por fim, é importante limpar as laterais com água e esponja.
Agora que você já sabe, que tal adquirir o melhor rejunte para a sua obra? No nosso site você encontra isso e muito mais!