A massa corrida é um produto muito importante para obras e reformas. Ela é recomendada para corrigir imperfeições em superfícies de paredes e tetos. O produto deve ser aplicado após o reboco (mistura de cimento, cal e areia) e é capaz de proporcionar acabamento liso às paredes e teto, servindo de base para pintura ou como o próprio acabamento.
Não sabe como passar a massa corrida? Não se preocupe! Hoje separamos um passo a passo e algumas dicas que farão muita diferença e deixarão sua casa linda e renovada. Continue essa leitura e confira!
Primeiro, você precisa selecionar alguns materiais que são importantes para que o processo de aplicação ocorra de maneira correta. Esses materiais podem ser encontrados aqui em nosso site, sendo eles:
- Espátula de aço;
- Desempenadeira de aço;
- Massa corrida específica para o ambiente (interno ou externo);
- Lixas;
- Selador;
- Rolo de pintura;
- Materiais de segurança: luvas, boné, máscara, óculos de proteção e roupas fechadas.
Agora que você já sabe todos os materiais necessários vamos para o passo a passo:
- Prepara a parede
Após separar os materiais, comece a preparação da parede a limpando. Para tirar sujeitas simples, use uma bucha de lavar prato e um detergente neutro. Caso a parede tenha mofo, use uma espátula e raspe as áreas afetadas
- Lixe a parede
É hora de lixar a parede! Utilize a lixa mais grossa. Dica: quanto menor o número do grau da lixa, mais grossa ela é. Essa etapa é muito importante, porque é nessa fase que as impurezas são retiradas. Após lixar a parede, finalize passando uma vassoura ou um pano para retirar o excesso de poeira. Isso garante a adesão do selador durante a sua aplicação.
- Aplicação do selador
Para aplicar o selador é necessário diluí-lo na proporção de água indicada no rótulo. Ah, utilize o rolo para ajudar na aplicação do produto. Após a aplicação, deixe o selador descansar na parede por, no mínimo, 2 horas. O produto é base para preparar a parede para a primeira pintura, além de aumentar o rendimento da tinta e preencher os poros da parede. Além disso, o selador é responsável por criar uma barreira para que a superfície não absorva muita massa corrida.
- Hora de preparar a massa corrida
Agora chegamos em uma das etapas mais importantes: a preparação da massa corrida. Vale ressaltar que não é necessário fazer a diluição da massa corrida, porque ela já vem pronta para o uso. Mas, caso o produto que você escolheu estiver duro ou ressecado, é recomendável adicionar 1,5 L de água por lata de 28g e misturar até ficar cremoso.
- Mão na massa
Chegou o momento de aplicar a massa corrida. A primeira demão deve ser aplicada para cobrir os buracos maiores e outras imperfeições.
Dica para evitar desperdício: use a mesma quantidade de massa em TODAS as aplicações. Você pode usar a espátula ou um rolo de pintura para aplicação. Basta pegar a massa com um desses materiais e espalhar pela parede com a desempenadeira.
Finalização
Massa corrida aplicada, então agora vamos finalizar. Lixe as paredes de novo, mas dessa vez usando uma lixa fina. Esse passo é apenas para garantir um resultado mais uniforme possível.
Fim! A sua parede está pronta para receber a pintura!
Pronto, agora que você já sabe como aplicar massa corrida, coloque na massa e renove os seus ambientes! E lembre-se, a Obra Azul tem tudo o que você precisa para a renovação da sua casa. Visite o nosso site!