Geolocalização: venda com a distância de um clique

O Marketplace é uma excelente ferramenta para vendas, reúne credibilidade e confiança, além de já estarem no imaginário do consumidor médio brasileiro. Conheça as vantagens de ter a sua loja em um Marketplace.

O sistema de geolocalização é um recurso tecnológico capaz de rastrear um dispositivo por meio de uma conexão. Dessa forma, por meio do GPS ou ainda via Wi-Fi, pode-se localizar o dispositivo e assim saber a localização exata do smartphone, computador ou tablet acionado. Essa tecnologia vem sendo utilizada em E-commerce, Marketplace e aplicativos, com o intuito de aperfeiçoar a experiência do usuário.

Entenda como funciona o sistema de geolocalização de aplicativos, e-commerce e Marketplace

O acesso à localização do cliente em potencial é de suma importância, principalmente, quando se trata de aplicativos de vendas e entregas. Isso porque, em aplicativos de Marketplace, por exemplo, a busca por produtos pode ser baseada na proximidade do cliente. Outra vantagem é a capacidade de rastrear e acompanhar o pedido, melhorando a experiência do cliente e tornando o seu retorno a plataforma ainda mais possível.

Como funciona o sistema de geolocalização?

Conforme já mencionamos, o sistema de geolocalização é composto por um conjunto de tecnologias que buscam identificar a localização de um dispositivo eletrônico. Ao capturar a localização, fornecida pelo usuário através de autorização, o dado é informado ao aplicativo. Após a troca de informações, o consumidor pode encontrar condições exclusiva e ofertas destinadas para sua região. E isso ocorre em questão de segundos, basta um clique.

A estratégia é boa tanto para quem vende quanto para quem compra. Visto que para consumidor são apresentados lojas e vendedores que estão mais próximos. O sistema de pesquisa da Google é feito dessa maneira, um exemplo é quando o cliente busca por um determinado estabelecimento físico, são apresentadas as lojas físicas mais próximas de acordo com a palavra-chave buscada.

Para o lojista o sistema de localização ajuda a conhecer melhor o perfil dos usuários, direcionar campanhas, promoções e agilizar processos de logística.

Por que ter a sua loja no Marketplace é vantajoso? ​

As plataformas de Marketplace são seguras e apostam em tecnologia para aperfeiçoar o mercado digital. O lojista cadastrado em uma plataforma, que já trabalha com sistema de geolocalização, consegue alcançar clientes que antes não tinha acesso. O grande diferencial é ter um novo canal de vendas online sem ter um custo de investimento prévio para isso.

Além da tecnologia, o Marketplace investe em marketing alinhando as melhores estratégias com o público-alvo a ser atingido. Por meio da localização do público é possível direcionar campanhas e produtos de acordo com os desejos/anseios dos usuários da plataforma. As campanhas segmentadas, feitas pela plataforma, também auxiliam a atingir os clientes em potencial pensando na conversão de vendas.

Quando tais plataformas oferecem um sistema de delivery aumenta-se exponencialmente as possibilidades de vendas, colaborando para que a experiência do usuário seja ainda mais personalizada. Para o lojista a vantagem é clara, está na terceirização da gestão da logística, o que diminui o custo com frete e o tempo de espera. Em alguns casos, também é possível integrar a geolocalização com o pick-up store, que nada mais é do que a retirada do produto pelo cliente na loja mais próxima.

Dessa forma, conclui-se que utilizar o sistema de geolocalização é uma alternativa para muitos e-commerce, Marketplace e aplicativos de forma geral, isso porque aproxima o cliente com o lojista. Além de conferir destaque no comércio digital, melhorando a experiência do usuário na hora de consumir.

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